sexta-feira, 2 de maio de 2008

Polêmica

Tico Santa Cruz convoca artistas usuários, para a Marcha da Maconha

No domingo (4), em Salvador (BA), está previsto um evento batizado de Marcha Maconha Brasil, que deverá ocorrer a partir das 14h, saindo da Praça do Campo Grande. Porém, o Ministério Público daquele Estado pretende impedir tal manifestação

Em outros pontos do país, como no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, a marcha também está prevista, caso as autoridades não proíbam.Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas, resolveu comentar sobre o assunto polêmico em seu blog, hospedado no BlogLog. Ele defende a marcha, condenando o que chama de 'censura' dos que querem proibi-la e, sem citar nomes, convoca intelectuais e artistas usuários da "erva venenosa" para aderirem ao movimento. Na opinião do roqueiro, a legalização coibi a ação dos traficantes e minimiza a violência que isso acarreta."A situação não é diferente em João Pessoa, na Paraíba, onde a marcha também está sob censura, podendo inclusive não acontecer. No Rio de janeiro, semana passada, cinco jovens foram detidos, quando divulgavam a passeata". "Ninguém se pronuncia. Nem os intelectuais, nem os artistas, nem os usuários célebres. A grande maioria simplesmente finge que esse assunto não é seu , enquanto fuma seus baseados com tranqüilidade", diz Tico em seu site.
O roqueiro ainda completa: "Até quando seremos obrigados a conviver com esse câncer que se chama tráfico de drogas? Quando a sociedade ignorante repete o bordão do momento: 'usuário financia o tráfico' e coloca toda a culpa dessa violência no consumidor, tem certo grau de razão. Pois, se a maconha é proibida e o indivíduo compra, está sim municiando o tráfico". "Então, um grupo de pessoas, que não quer compactuar com essa situação, se organiza para debater e tentar uma mudança nessa lei estúpida" (...) "Ninguém está indo pra rua fazer apologia às drogas. Estamos indo para as ruas fazer justamente o contrário, discutir uma forma com que a venda e o consumo sejam taxados e controlados". "Se o principal argumento da oposição é de que, num cenário de legalização, os usuários poderão fazer uso em qualquer lugar, afirmo categoricamente: quem quer usar hoje em dia, já usa em qualquer lugar, compra em qualquer lugar, à hora que quer, sendo menor de idade ou idoso".Tico ainda convoca sua classe para essa luta: "O que mais me assusta, é saber que a nossa classe, que sem dúvida nenhuma é uma das que poderia usar de sua influência na mídia, para discutir o uso da ERVA, não se pronuncia". "O privilégio não é de nenhuma profissão, existem médicos, advogados, professores, policiais, jogadores de futebol, engenheiros, economistas, MINISTRO, DEPUTADO, gente de todos os tipos, consumindo de forma ILEGAL a erva". "Por que NINGUÉM COLOCA A CARA PARA DEBATER? Tenho vergonha da minha geração, que está mais preocupada em saber quem anda comendo quem, quando e em que revista isso vai sair, do que com questões com as quais está diretamente envolvida", detona.

Blog de Tico Santa Cruz: http://bloglog.globo.com/ticosantacruz/

3 comentários:

Zúnica disse...

Interessantíssima a abordagem geral do teu blog. Em todo caso, estou um pouco confuso com o tema pelo que vc se pauta. Os teus assuntos são todos especificamente relacionados à saúde ou é mais direcionado à consumo de drogas (o único post que destoaria seria o da lei dos Bebedouros, mas em todo caso é relacionad diretamente ao consumo de álcool).

É a primeira vez que vejo um blog específico neste tipo de segmento. Me impressinou bastante.

A propósito, eu sou a favor da legalização. Economicamente falando, é menos prejudicial pra a sociedade. Vou escrever um artigo sobre isso mais pra frente.

Abraço!

Cláudio Apolinário disse...

na boa ... "cada um fuma o que pode, e cheira com o que tem!"

quando puder, soma um assunto:

somarassuntos

Rafael Tupiná disse...

sei la cara
pra mim c a maconha e proibida pq tira o sujeito do estado normal ou prejutica o organismo
pq o cigarro e o alcool sao liberados ???

da um look no meu blog tbm
http://culturatups.blogspot.com/