terça-feira, 11 de dezembro de 2007

RIVOTRIL

O que é e para que serve ?
O rivotril é o clonazepam, um tranqüilizante do grupo dos benzodiazepínicos. Sua alta potência, longo tempo de circulação como forma ativa e peculiaridades farmacodinâmicas o tornam um dos melhores tranqüilizantes disponíveis no mercado. Além disso, é uma medicação antiga o que permite seu conhecimento profundo uma vez que é usada por milhares de pessoas em todo o mundo, há muitos anos, sem nunca ter acontecido nenhum relato de efeitos perigosos. Como é antigo é também barato e fácil de ser encontrado, o que de forma alguma deve ser interpretado como sendo uma medicação de segunda categoria. A segurança dessa medicação é atestada pelo uso que é feito em crianças há muitos anos, sem nenhum problema decorrente do longo tempo de uso. A indústria que fabrica essa medicação elegeu este produto como antiepilético. De fato é assim, como todos os tranqüilizantes benzodiazepínicos, mas o efeito antiepilético não é sua principal função. Seu efeito tranqüilizante, sim, deve ser considerado sua principal qualidade. O Rivotril é eficaz para o controle da Fobia Social, do Distúrbio do Pânico, das formas de ansiedade genaralizadas e para ajudar a controlar os sintomas de ansiedade normais decorrentes de situações extremas da vida de qualquer um. Sua alta potência garante quase sempre um bom resultado e sua prolongada eliminação do organismo diminuem bastante o risco de dependência química. A dose comumente empregada varia entre 0,5 e 6mg por dia, podendo chegar a 20mg por dia em certos casos. Recentemente foi lançado a apresentação de 0,25mg de uso sublingual que está indicado para o uso imediato e episódico. Certos pacientes preferem usar a medicação só quando precisam e não o tempo todo como se costuma fazer, para esses casos existe a alternativa a apresentação sublingual.

Principais efeitos
O bloqueio da ansiedade costuma ser sentido logo nos primeiros dias, com isso os pacientes costumam adquirir confiança na medicação. Por outro lado a sedação é também forte, sendo recomendado para quem está com problemas para dormir. Ao longo do uso o efeito sedativo costuma diminuir permitindo que as pessoas que foram prejudicadas pela sonolência causada pela medicação restabeleçam seu rendimento normal. A sedação é muito variável: algumas pessoas com 1mg ficam completamente sedadas enquanto outras com 6mg não sentem sono algum. Isto depende apenas das características pessoais de cada um e é impossível saber como a pessoa reagirá caso esteja tomando pela primeira vez. Doses mais altas podem diminuir o desejo sexual: este efeito colateral desaparece quando a medicação é suspensa. Outros efeitos comuns aos benzodiazepínicos como tonteiras, esquecimentos, fadiga, também podem acontecer.

Considerações importantes
Não há relatos de má formação induzida durante a gestação provocada pelo rivotril. Sempre que possível, no entanto é recomendável evitar seu uso no primeiro trimestre. Quanto a esse assunto essa medicação é mais segura que outros tranqüilizantes benzodiazepínicos.

A seguir um relato de uma pessoa

Eu nunca usei nada que tirasse meu estado de consciência. Não bebo, não fumo, não consumo drogas. E nunca gostei dessa coisa de remédios controlados. Mas em 2001 teve uma greve gigante no ensino federal e eu, que cursava UniRio, tive que repor aulas intermináveis no ano seguinte - logo, não tive férias. Pra melhorar, durante o curso de Museologia (sim, provavelmente eu devo ser a única Museóloga que você conhece) tem duas disciplinas de montagem de exposição - Museografia III e IV - que são, consecutivamente, projeto e montagem. Eu peguei a primeira logo após a greve, com um "Professor Doutor" (como ele fazia questão de ser chamado) que adorava me atormentar. E como o grupo era pequeno e eu gosto da matéria, a carga caiu pra mim... e eu comecei a surtar. De verdade. Passava mal e não sabia o por quê. Achei que tinha ficado anoréxica, porque passava o dia todo enjoada, tonta, não sentia fome e assim ia. Então, durante um atendimento às pressas num Hospital por conta de uma crise, numa viagem pra Sampa, recebi o diagnóstico: labirintite.

Fiquei meio perdida depois disso. Não sabia como tratar. Fui numa médica clínica geral que me receitou tomar Dramim em caso de crise, pra cortar os efeitos. Outro me receitou Vertix, que me deixou doidinha, quase bati o carro da minha mãe. Foi então que eu resolvi procurar a mãe de um amigão meu, a Dra. Ana Cristina Rizzato, psiquiatra. E foi quando ela me receitou o Rivotril.

Morri de medo. Li a bula toda dele na farmácia, naquele livro das bulas, antes de comprar. Não sabia o que fazer com aquela receita azul na minha mão. Meus pais, farmaceuticos, ficaram preocupadíssimos: Rivotril é sossega leão, você não precisa disso. Meu pai não queria, minha mãe achou que, se a médica é de confiança, por que não? Fiz milhões de perguntas pra ela antes de tomar o remédio. Li e reli a bula, preocupada com os efeitos colaterais. "Você vai tomar subdose, duas gotas, não precisa ter medo. Vai controlar suas crises, cortar os efeitos, ajudar a realinhar.". Tomei com medo e com acompanhamento constante. E melhorei.

Hoje em dia não tomo mais. Ele me foi tirado aos poucos, com supervisão dela. Não tenho mais crise. Talvez porque eu não me estresse mais tanto como naquela época. De qualquer forma, não abuso: se tou cansada obedeço meu corpo e descanso. E guardo o remédio que sobrou pra uma emergência - no dia-a-dia levo o Dramim na bolsa.

Não aconselho ninguém a viver de tarja-preta. Causa dependência, precisa mesmo do acompanhamento médico. Sei de casos de lapso de memória por causa do Rivotril. Eu mesma fiquei mais "peixinho dourado", esquecidinha, depois do uso. Mas quando as coisas são feitas direito não tem problema.

Já consultei otorrino e ele me disse que minha labirintite é fraca, já tá bem melhor. Agora soube que a labirintite pode ser resultado de um choque de vértebras do pescoço, por onde passam microvasos que irrigam o labirinto, no ouvido. Sabe quando, numa batida, por exemplo, a cabeça vai pra frente e pra trás? Então. O choque das vértebras causaria um calo que dificulta a irrigação e causa a labirintite. Isso se resolveria com fisioterapia, tou pra consultar um médico a respeito.

Então, se você vai tomar ou toma Rivotril, vá com calma. Siga bem as orientações médicas que vai tudo bem. Mas procure tratar seu corpo e sua cabeça bem pra poder se livrar dele logo.

Afinal, remédio crônico significa doença crônica.

***

Aqui, o link do site da Anvisa com a bula do Rivotril para paciêntes.


Tudo o que eu podia esclarecer a respeito do medicamento já está no texto ou nas respostas de comentários dadas. Caso tenha alguma dúvida, não exite e procure um médico.


OBS: HJ MEU PAI NAO DORME SEM TOMAR RIVOTRIL, CADA VEZ COM DOSES MAIORES E NO MEIO NA NOITE TOMA MAIS........


23 comentários:

Tatuscula disse...

Olha só, sou Formada em Medicina Veterinária, e estudei durante um ano inteiro Farmacologia.
Também sou adepta ao não-uso de medicamentos ditos "controlados".
Indicamos Dramim para cães e gatos quando vão fazer alguma viagem longa, para evitar tonteiras, náuseas e vômitos - sintomas de labirintite.
Te aconselho, antes de tomar qualquer coisa, a fazer Pilates. Conhece?
Procure se informar no Google. è uma ótima técnica que combina alongamento e relaxamento. Curei uma depressão pós-parto (minha), com Pilates e Ioga.
Espero ter ajudado.

Unknown disse...

Não Bebo, não Fumo, não faço uso de drogas.

Em 1994 fui testado como cobaia por Psiquiatras CAROS com Benzodiazepínicos e Neurolépticos, devido a um quadro de depressão que sofria!

Em 1998 comecei a me tratar com Rivotril 2,5 mg gotas "FOI O QUE ME DEU MELHOR SENSAÇÃO" no início eu oscilava no campo PROFISSIONAL ADMINISTRANDO SOZINHO 8 EMPRESAS MINHAS e nesta área PROFISSIONAL eu tinha momentos de extrema EUFORIA e DEPRESSÃO PROFUNDA.

Resumindo em 2000 eu HAVIA perdido tudo e devia apenas para pessoas Físicas mais de R$800.000,00 hoje em 2013 perdi todos meus bens, não consigo mais trabalhar "na verdade mal consigo sair da única casa que me restou para nada" nem mesmo ir ao Banco e apesar de ter pago tudo, sobrevivo com a ajuda financeira de FAMILIARES e hoje tomo um vidro por dia e mal consigo dormir!

"MINHA VIDA ACABOU" não sei como será o FUTURO mas hoje com 37 ANOS sei que nunca recuperarei os bens perdidos e minha vida é um tormento de pesadelos e angústia me sinto um PARASITA e VERGONHA ENORME PELA MINHA ATUAL CONDIÇÃO FINANCEIRA.

Espero que não tenham este mesmo fim!!!!!

Obrigado ao dono do Blog pela oportunidade de contar minha experiência!

Unknown disse...

Antônio FR,

Não se sinta assim amigo, não perca jamais a fé em si mesmo, "basta ser sincero e desejar profundo, você será capaz de sacudir o mundo, vai ! tente outra vez !".

IRENINHA disse...

oi ANTONIO; BOA NOITE! VI SEU DESABAFO, E GOSTARIA DE TE FALAR PRA QUE NAO PERCA A FÉ EM VOCE E EM DEUS, NA BIBLIA DIZ QUE TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRER, ENTAO SE VC NAO CRER, FAÇA ESTA ORAÇAO; MEU DEUS EU NAO CONSIGO MAIS CRER QUE MINHA VIDA POSSA MUDAR, EU ESTOU DESANIMADO E SEM FORÇAS; ME AJUDE AGORA ME DANDO UMA LUZ, MOSTRA QUE O SR EXISTE E ESTA ME OUVINDO AGORA, TUDO ISTO TE PEÇO EM NOME DE JESUS.AMEM [RECOMENDO QUE LEIA OS SALMOS DE DAVI, VC VAI VER QUE ELE TAMBEM PASSOU POR MOMENTOS MUITO DIFICEIS MAS VENCEU TODOS PORQUE ACREDITAVA QUE DEUS ERA COM ELE.]

Unknown disse...

Silva,,em primeiro lugar eu gostaria de agradecer esta oportunidade de poder expressar a minha dor e sofrimento associados a depressão ansiedade exacerbada confusão mental tremor tristezas irritabilidades frequente e uma vontade imensa de deixar de viver. não tenho coragem nem para sair de casa e procurar ajuda medica , tudo porque eu sou um dependente do Rivotril. já tentei me livrar varias vezes mais não consegui minha vida é um verdadeiro inferno tudo que eu faço tenho de primeiro tomar um comprimido de Rivotril, queria que alguém me ensinasse uma saída.

Alexandre magno disse...

Amigão, controle sua mente, torne seu mundo mais amplo, me responda existe ainda algo que vocÊ gosta de fazer? O segredo ta em você mesmo, aliás não tem segredo... Escreva um livro sobre sua experiencia, tenha mais fé em vocÊ, não se limite, quebra algumas regras! Busque o auto conhecimento...

Unknown disse...

O dificil é controlar a mente,e aquelas dores quen vem,dor na nuca,pressao forte no peito,falta de ar..e entao o corpo pede o rivotril que faz passar tudoo..nao é impossivel larga como relatos acima,porem facil tambem nao é :((

Anônimo disse...

eu sempre fui dependente de alguma coisa. Fumo, bebo, tomo rivotril, zolpiden, entre outros remédios. Já tomei quase todos os ansiolíticos de que se tem conhecimento.
Sou, bipolar, depressivo, profundamente desmotivado com tudo e com todos. Não consegui me relacionar, trabalho por necessidade absoluta. Não tenho gosto por quase nada nessa vida. Sou um dependente dos remédios, rivotril é um deles. É muito triste sofrer de depressão, transtorno bipolar, síndrome do pânico, etc. Houve épocas em que eu não conseguia dirigir, trabalhar, realizar as atividades mais comezinhas do dia a dia. Hoje ainda consigo, mas eternamente sob conflitos internos extremos que me impedem de ir além. As pessoas não entendem e realmente é muito chato conviver com gente assim.

Enio disse...

Uso Rivotril há muito tempo. Tenho longo histórico em situações psiquiátricas e estudei muito minha patologia, considerada grave, a Esquizofrenia. Os ansiolíticos em geral tem propriedade de ação distintas, apesar de derivados do diazepan. O Rivotril é sem dúvida um bom medicamento, quando utilizado num regime disciplinar adequado pelo seu consumidor e acompanhado por um bom psiquiatra, porque ha muitos médicos que só se formaram na escola superior, mas são profissionais que vivem de protocolos hospitalares. Eu busquei o Riviotril, após uma intensa crise de ansiedade, que meu medicamento anterior, o Lexotan, não estava conseguindo contornar. Há efeitos colaterais peculiares. Mas são contornáveis em função da boa eficiência do medicamento. Só não invente de usar sem acompanhamento médico ou com tolerância a álcool e outros medicamentos que podem interagir com o Rivotril. O medicamento em si é excelente, indicado em situações mais severas, insônia crônica por exemplo, mas em casos de ansiedades mais tranquilas existem medicamentos mais suaves que garantem bons resultados. O que recomendo na minha experiência é: Não espere de um medicamento milagres. Há mudanças que devem ser feitas em nossos hábitos. Condenar um medicamento é perigoso, pq um doente com maus hábitos é o que realmente gera ineficiência de um tratamento. Conheça sobre sua patologia, seja qual for, e busque bons hábitos que em conjunto com a medicação, irão resultar numa vida normal e saudável. Abraços.

Rebecca Orwell disse...

Ian, não sinta-se só neste universo de questionamentos, perdas e ganhos. Tenho síndrome do pânico e, te entendo perfeitamente. Estamos num aprendizado difícil mas, tire o máximo proveito deste aprendizado. Não estamos aqui à toa!... Paz para você e para todos nós.

beleza rara disse...

Tomo Rivotril há 1 ano. Dei início ao desmame já faz uns 3 meses.. Também tomo paroxetina, são pouco mais de 10 anos fazendo uso desta substância. Também estou no processo do desmame da mesma. Qdo iniciei a paroxetina foi por motivo de depressao. Já o rivotril se deve a uma crise de SP que tive ano passado. Antes eu uasava grontal de 1 mg. Bem, quero muito engravidar e sei q preciso parar de tomar essas medicações p q isso aconteça. Minha dúvida é, quanto tempo devo esperar para engravidar, após parar de romar tais drogas?

beleza rara disse...

Tomo Rivotril há 1 ano. Dei início ao desmame já faz uns 3 meses.. Também tomo paroxetina, são pouco mais de 10 anos fazendo uso desta substância. Também estou no processo do desmame da mesma. Qdo iniciei a paroxetina foi por motivo de depressao. Já o rivotril se deve a uma crise de SP que tive ano passado. Antes eu usava frontal de 1 mg. Bem, hj quero muito engravidar e sei q preciso parar de tomar essas medicações p q isso aconteça. Minha dúvida é, quanto tempo devo esperar para engravidar, após parar de romar tais drogas?

BUGRA disse...

tomo floxetina a bastante tempo e estava tomando diazepan10 mg ,agora meu medico me receitou o rivotril 0,25 sublingual ,mas estou com medo de tomar,será que tem algum outro jeito de me livrar da ansiedade,,,
BUGRA














COM DEUS VENCÍ disse...

amigos,todo esse relato sobre o Rivotril e mitos e eu comprovo para vocês que esse ansiolitico é um dos mais toleravéis atualmente ,ele age de forma suave eliminando rapidamente as crises de panico, fobias e até dores musculares, sofro de sindrome do panico a 10 anos e com rivotril consigo um pouco de alivio ao sair de casa junto com paroxetina no tratamento podem tomar sem medo o desmame e facil a dependência é coisa da nossa cabeça de achar que se nao tomar não iremos ficar bons fica a dica o medo é que faz tudo se tornar mais dificil...e deixo aqui minha solidariedade aos que perderam tudo com a depressão eu também perdi amigos, encontrei em minha fé a solução para esse sofrimento quando busquei a Deus em oração e caminhei pra igreja
buscando Jesus Cristo como salvador ejá estou muito bem atualmente se vocÊs puderem encontrar JESUS CRISTO ,não religião mas o amor de Deus isto vai ajudar a mudar o quadro de nossas vidas abraços e não tenham medo de tomar o rivotril

Unknown disse...


A mente humana é um labirinto...estamos sempre procurando uma saída para algum problema. Um mesmo problema tem dimensões diferentes para cada pessoa. Quando vc atinge um nível de compreensão sobre o significado ou propósito de vida, vc percebe as pessoas falando ou escrevendo aquilo que acreditam ser a verdade, a resposta, a lógica, mas pobres, elas não conseguem perceber que aquela verdade se aplica tão somente aos seus parâmetros. Não existe verdade ou mentira, pois cada pessoa tem o livre arbítrio de acreditar ou não...então, o que é tolerável para João, é intolerável para José, o que faz bem pra A, faz muito mal a B. Acredito que 90% das pessoas que usam remédios e se dizem dependentes deles, criaram essa condição, inconscientemente ou não, elas se julgam sofredoras e provavelmente elas não vão e não querem mudar, é como eu comecei dizendo...a mente humana é um labirinto. São bilhões de espermatozoides correndo alucinados em direção ao ovulo, o grande momento magico em que a vida é criada, aí depois de vencer bilhões de rivais, o ser humano se desenvolve e depois vem para o mundo dizer que é um derrotado, que a vida não vale a pena, que jamais será um vencedor, etc, etc...ironia não ??? Quem sou eu ? Apenas mais um que escreve aquilo que acredita ser uma verdade, mas eu pelo menos procurei brincar com a vida...sou bacharel em direito, ex policial, vivi e trabalhei 40 anos em São Paulo e um belo dia eu parei, olhei ao meu redor e decidi deixar tudo pra tráz, deixei a policia, vendi minha casa, minha chácara, meu Corolla, avisei minha família e hoje...abri um pequeno negocio para meu sustento, virei Rastafári e moro numa linda cidade do nordeste...achei a solução para todos os meus problemas, Não !!!!, mas ao menos eu não fiquei chorando...de boca aberta, esperando a morte chegar. Vivam enquanto tem vida para viver...e foda-se o resto !

Unknown disse...

A 5 anos não consigo mais trabalhar, estudar...não consigo terminar nada que eu começo, sempre desisto no meio do caminho! Me sinto um verdadeiro parasita dentro de casa no esperança de que aconteça alguma coisa que mude ou que acabe de vez por todas com esse sofrimento todo, Não tenho nada a oferecer a ninguém, todos conseguem ter uma rotina de vida normal e bem, pq eu não consigo, perdi muito tempo da minha vida ajudando as pessoas, que hoje em dia estão muito bem e se quer me fazem uma visita ou lembra da minha existência, e sempre me colocava a segundo plano, ao ponto de chegar a essa fase da vida sendo um nada, um homem de quase 30 anos dentro da casas dos país sem planos..sem ambição. Tenho o dom de atrair o azar, como ser indicado ao emprego da minha vida e a empresa falir no dia seguinte, como ser assaltado por bandidos e tomar uma dura da policia em menos de 2 horas, sofro pelos problemas dos outros.
Tento criar um mundo paralelo em minha mente para fujir da realidade mesmo sabendo que isso ñ e o certo e tenho que enfrentar tudo isso e acabar com esse sofrimento de uma vez por todas. tenho traumas vividos na infância e graças a um tratamento que fiz quando criança não consigo lembrar os reais motivos mais me assombram sempre. O rivotril so me proporciona "momentos" de tranquilidade mais ñ me traz nenhuma lucidez...vou continuar a batalhar com essa parte de mim...quem sabe um dia isso acabe.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline Riccelle disse...

Querido,vc é jovem e pode ate nao conseguir aqueles bens de volta,mas pode conseguir outros.A vida não acabou vc está aí redpirando com saúde,certamente há pessoas que te amam,que querem te ver próspero finaceiramente,no amor,emfim,viva!Erga_se!Nao se entregue porque ainda ha muito a fazer bc é inteligente,use isso a seu favor,seja ousado.Levanta!

Aline Riccelle disse...

Querido,vc é jovem e pode ate nao conseguir aqueles bens de volta,mas pode conseguir outros.A vida não acabou vc está aí redpirando com saúde,certamente há pessoas que te amam,que querem te ver próspero finaceiramente,no amor,emfim,viva!Erga_se!Nao se entregue porque ainda ha muito a fazer bc é inteligente,use isso a seu favor,seja ousado.Levanta!

Felipe Assis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
helmuth disse...

Eu já penso diferente, se for necessário o uso de remédios controlados deve sim se usar é para o bem da pessoa. A más eu não tomo este tipo de remédio controlado. Então, toma 200 litros de chá vamos ver se melhora.

Paulo Guimarães disse...

Tomo rivotril há vários anos, já tomei de tudo e nada me traz mais tranquilidade do que esse medicamento, nesse momento estou com dores no corpo, rangendo os dentes, dor no peito, dor de cabeça e medo de passar mau. A dica que eu deixo que podem usar sem medo esse medicamento, ele nos socorre de verdade e se Deus quiser um dia fico livro dessa doença maldita e silenciosa .

Cezar Gouvea disse...

Fé em Deus e pé na tábua. Acabei de tomar o terceiro rivotril sub língual da minha vida e tem me feito muito bem.