segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

COCA COLA

PESSOAL A PEDIDOS EXTRAI TEXTOS DE VARIS LOCAIS E POSTEI AQUI SOBRE A COCA COLA, ESPERO Q TENHO ATINGIDO AS EXPECTATIVAS DE VCS

A Coca-Cola, um dos refrigerantes mais populares, foi originalmente uma beberagem feita com folhas de coca e vendida como um "extraordinário agente terapêutico para todos os males, desde a melancolia até a insónia". Complicações legais, todavia, fizeram com que a partir de 1906 o refrigerante passasse a utilizar em sua fórmula folhas de coca descocainadas.


Este estudo foi publicado na edição de junho, 2000, dos "Archives of Pediatric and Adolescent Medicine", baseado na avaliação de 460 meninas da 9.ª e 10.ª séries. O estudo confirma pesquisas anteriores que encontraram relação entre fraturas ósseas em pessoas fisicamente ativas e o consumo de Pepsi e Coca-Cola. Alguns autores admitem que o ácido fosfórico, presente nas duas Colas, seja o responsável. Isto porque afeta o metabolismo do cálcio, e, em conseqüência, a resistência óssea. Outros citam preferências dietéticas, com as Colas substituindo o leite, necessário para os jovens desenvolverem ossos sadios. EFEITOS ADVERSOS DA CAFEÍNA A cafeína é droga psicoestimulante que os empresários adicionam às duas Colas para provocar dependência, principalmente nas crianças. Este é um crime hediondo, até hoje impune. Como se verá a seguir. Por que? Desde o ano 850, quando um pastor de cabras chamado Kaldi notou que seu rebanho comportava-se de modo estranho após comer os frutos de uma certa planta, o café tem sido usado e abusado em todo o mundo. No Brasil, sua introdução se fez em 1727, atingindo no início da década de 1960 nada menos que 50% da produção mundial. A cafeína é poderoso estimulante do sistema nervoso central, presente em várias bebidas como café, chá, chocolate e refrigerantes como a Pepsi e Coca-Cola. Nestas últimas é adicionada, como dissemos, com propósitos criminosos. O uso disseminado destas bebidas se deve ao efeito estimulante, variável com a concentração da cafeína. Assim, por exemplo, um "cafezinho" pode conter de 100 a 200 mg. Numa garrafa de 290 ml de Coca-Cola, encontramos de 25 a 45 mg. A droga atua sobre todo o córtex cerebral. O chá e o café favorecem a ideação e aceleram o curso do pensamento, melhoram a atividade intelectual e aumentam a acuidade mental, combatem o sono e a fadiga, diminuindo a latência da reação aos estímulos. Os efeitos adversos do consumo de cafeína são observados principalmente nos sistemas cardiovascular, gastrintestinal, renal e nervoso central. O abuso da cafeína provoca nervosismo, cefaléia, irritabilidade, agitação, tremores, fasciculações (contrações musculares involuntárias regionais), hiper-reflexia, insônia, hiperestesia (percepção exagerada dos estímulos mecânicos), zumbidos, fotopsias (sensações luminosas anormais), taquipnéia (movimentos respiratórios acelerados), palpitações, rubefação, arritmias, aumento da diurese e distúrbios gastrintestinais. Este quadro é denominado "cafeinismo". O abuso da cafeína leva a uma dependência psicológica e a uma discreta dependência física, comprovada pela síndrome de abstinência que ocorre com a interrupção abrupta do consumo. Esta síndrome se caracteriza por disforia, letargia e cefaléia, acompanhando-se de náusea, depressão e sonolência (Goldestein e Kaizer, 1969; Harrie, 1970). Também discreta é a tolerância que se desenvolve à cafeína em relação à maior parte dos seus efeitos, inclusive os do sistema nervoso central (Colton et al., 1968). Outras informações poder ser obtidas em "Farmacodinâmica", Charles Edward Corbett, 5.ª edição. Resulta do exposto que as crianças são as maiores vítimas da cafeína acrescentada à Pepsi e Coca-Cola pelos empresários. Elas se tornam irritadas, hiperativas (não confundir com disfunção cerebral mínima), hipersensíveis, agressivas, reagem violentamente às contrariedades, apresentam pesadelos e terror noturno súbito e inexplicado, para citar apenas alguns dos sintomas. Na tentativa de neutralizar protestos nos Estados Unidos, os fabricantes da Coca-Cola lançaram uma versão decafeinada. Mas que não os exime da responsabilidade criminal em adicionar cafeína com o único objetivo de provocar dependência, sobretudo nas crianças, e assim multiplicar seus lucros astronômicos. Se levarmos em conta que muitos pais matam a sede dos filhos com Coca-Cola e não com água, então teremos idéia do crime monstruoso que os empresários cometem. Impunemente, como sempre.

Se a OEA alega que a folha de coca é uma droga, e se a Coca-Cola utiliza folha de coca em seu xarope, então quantos consumidores de Coca-Cola, portanto, de drogados, somente restrito a esse fato, existem no mundo?

Bolívia: coca não é cocaína, Coca-Cola também não!

A Organização dos Estados Americanos (OEA) decretou há algumas décadas a folha de coca como sendo uma droga - o que implica na proibição do cultivo, da comercialização e do consumo (excetuando nas situações tradicionais dentro do território boliviano) e sua exportação - , se apoiando em argumentos de forças até então contestáveis: a folha de coca é alucinógena, cria dependência, diminui a expectativa de vida do usuário e deteriora a saúde.
Desta forma, seria a folha de coca uma droga perigosa, segundo a OEA... No entanto, é interessante compreender, que em plena 'guerra contra a droga' e contra o cultivo ilegal da folha de coca na Bolívia, o governo boliviano propôs um estudo de mercado para a comercialização da folha de coca; estudo este, que serviria também, entre outras coisas, para avaliar a demanda em termos de consumo legal nacional.
Daí, um mal-entendido quando sessenta toneladas de folha de coca são vendidas à empresa de importação e exportação ALBO: a folha de coca, teria ela sido legalizada em território nacional para permitir sua exportação? Evidentemente que não. Justamente sessenta toneladas foram vendidas à ALBO durante o ano 2000 (204 toneladas em 1995, 114 toneladas em 1996, 49 toneladas em 1999, segundo o CELIN, Centro Latino Americano de Investigación Científica). A ALBO exporta há 30 anos coca para os Estados Unidos, através da Stephan Chemical Co. como intermediária; unicamente produtos para destino farmacêutico, mesmo estando a folha de coca proibida desde 1971.....
A verdade é que a ALBO vende coca à Coca-Cola Company. Seria então interessante saber quais argumentos são utilizados pela multinacional quando se defende com veemência na mídia boliviana "-Mas não existe cocaína em nossos produtos !".
A Coca-Cola Company afirma então, com assertividade que "Coca-Cola não é cocaína". Porém, segundo a Enforcement Administration – serviço anti-drogas norte-americano, a coca é uma droga. Sendo assim: quantos consumidores de Coca-Cola, portanto de drogados existem no mundo?
A coca, assim como o café é uma droga de sociedade, que nos permite um ritmo de produção imposta. Diferente da folha de coca, que se impõe como tradição ancestral.
Sendo assim, não existe muito a discutir. Cabe aos consumidores insistirem no exame científico mais aprofundado e atualizado do xarope, e, se constatada a ilegalidade, exigirem punição a quem é merecido.

A bebida recebeu o nome de Coca-Cola porque originalmente o estimulante misturado na bebida era cocaína, que vem das folhas de coca da América do Sul. A bebida também recebeu seu sabor de noz de cola. Hoje, o estimulante foi alterado para cafeína, mas o sabor ainda é feito através de noz de cola e folha de coca. A cocaína foi removida das folhas e a bebida não contém traços da droga.

8 comentários:

Anônimo disse...

eu faço de tudo pra nao tomar esse veneno, mas as vezes caio na tentação...

Lucas Shinzo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maríndia disse...

Folha de coca não é cocaína. Cocaína é uma coisa, folha de coca é outra.

Unknown disse...

R

Anônimo disse...

eu sou dependente por assim dizer de coca cola, sinto dores de cabeça e me sinto muito irritado e com tremedeiras quando nao tomo , estou tentando por ordens medicas nao tomar mais.. mas e muito dificil...hj mesmo estou com muitas dores de cabeça ...

Unknown disse...

Boa tarde!Gostaria de saber se você conseguiu parar de tomar?

Unknown disse...

Nossa, estou sofrendo muito tentando parar de tomar, ninguém acredita que é um vício, acham que é idiotice. Tomo coca cola todos os dias, todos os dias mesmo. Tenho 23 anos, um filho de 3 anos e estou grávida do segundo. Não deixo meu filho tomar porque tenho medo que ele sinta o que eu sinto e agora que descobri que estou grávida estou sentindo muitas dores no estômago e resolvi parar de tomar, hoje estou com apenas 2 dias, estou muito estressada, sem apetite e com muita dor de cabeça, uma dor que não passa. Me sinto refém desse refrigerante, já chorei muito porque eu tento parar mas não consigo. Toda minha família pede pra eu parar, já me proibiram de tomar quando eu morava com a minha mãe mas eu comprava quando ia pra escola e escondia na minha bolsa pra tomar o tempo que estivesse em casa, pra mim não interessava se estava quente eu só precisava tomar. Minha mãe fumava e eu pedia pra ela parar, e ela pedia pra eu parar de tomar coca, então ela parou pra eu parar, mas eu não conseguir. O tempo máximo que fiquei sem tomar foram os 3 primeiros meses de vida do meu filho porque eu vi que quando eu tomava e o amamentação ele sentia cólicas então eu parei mas logo depois cai na besteira de tomar essa droga de novo. E agora estou aqui pedindo a Deus pra me ajudar a largar isso. Isso é muito sério, não tem nada de engraçado porque isso mata a gente, rói o estômago e pode causar câncer, sou refém do medo de adoecer e morrer e não poder cuidar agora dos meu dois filhos. Se eu não conseguir dessa vez vou procurar um tratamento sério, pois eu não suporto viver com isso. Obrigada pela oportunidade de desabafar.

Unknown disse...

Nossa, estou sofrendo muito tentando parar de tomar, ninguém acredita que é um vício, acham que é idiotice. Tomo coca cola todos os dias, todos os dias mesmo. Tenho 23 anos, um filho de 3 anos e estou grávida do segundo. Não deixo meu filho tomar porque tenho medo que ele sinta o que eu sinto e agora que descobri que estou grávida estou sentindo muitas dores no estômago e resolvi parar de tomar, hoje estou com apenas 2 dias, estou muito estressada, sem apetite e com muita dor de cabeça, uma dor que não passa. Me sinto refém desse refrigerante, já chorei muito porque eu tento parar mas não consigo. Toda minha família pede pra eu parar, já me proibiram de tomar quando eu morava com a minha mãe mas eu comprava quando ia pra escola e escondia na minha bolsa pra tomar o tempo que estivesse em casa, pra mim não interessava se estava quente eu só precisava tomar. Minha mãe fumava e eu pedia pra ela parar, e ela pedia pra eu parar de tomar coca, então ela parou pra eu parar, mas eu não conseguir. O tempo máximo que fiquei sem tomar foram os 3 primeiros meses de vida do meu filho porque eu vi que quando eu tomava e o amamentação ele sentia cólicas então eu parei mas logo depois cai na besteira de tomar essa droga de novo. E agora estou aqui pedindo a Deus pra me ajudar a largar isso. Isso é muito sério, não tem nada de engraçado porque isso mata a gente, rói o estômago e pode causar câncer, sou refém do medo de adoecer e morrer e não poder cuidar agora dos meu dois filhos. Se eu não conseguir dessa vez vou procurar um tratamento sério, pois eu não suporto viver com isso. Obrigada pela oportunidade de desabafar.