segunda-feira, 26 de novembro de 2007

LANÇA - PERFUME

Lança-perfume é um solvente que combina éter, clorofórmio, cloreto de etila e uma essência perfumada. É encontrado na forma líquida embalado em tubos sob pressão e dessa forma, podendo ser inalado.

Foi proibido no Brasil na década de 60 quando passou de brincadeira de carnaval à inalante. Antigamente usavam o lança-perfume no carnaval para borrifar nos foliões trazendo uma sensação fria, agradável e perfumada,mas quando foram registradas várias mortes por parada cardíaca ocorrida pela inalação do produto, foi proibido.

O efeito da droga é bem rápido variando de segundos a minutos no máximo e isso leva o usuário a inalar várias vezes consecutivas. Causa euforia, animação, excitação, tontura, perturbações auditivas e visuais, depressão do cérebro, confusão, desorientação, voz pastosa, visão embaraçada, perda de autocontrole, dor de cabeça, palidez, incoordenação ocular e motora, processos alucinatórios, surtos, convulsões, parada cardíaca e respiratória e óbito.
Mesmo seu uso mínimo é perigoso, pois sensibiliza o coração à adrenalina que faz os batimentos cardíacos aumentarem consideravelmente podendo provocar síncope cardíaca.

3 comentários:

young vapire luke lestat disse...

todos sabem que as drogas matam , mas tete convencer o povo a parar de usar..
Lança para o que vc encotra hoje é para criança ...
Teu poste foi um bom alerta para os malucos kamikazis que andam por aí...


[]s L.Sakssida

melinda disse...

nOSSA..AMEI MESMO ESSE texto...
concordo plenamente com vc...espero que não ligue de eu ter comentado..fica na paz..!!!
e nos informa mais..
beijuuu
=)

Johnny M. disse...

Aqui em Natal também chamam o lança-perfume de "cheirinho da loló". É usado quase que na mesma proporção da cerveja nesses carnavais fora de época que infelizmente pipocam pelo país. Quem usa sabe o risco que tá correndo.